O Excomungado

 

O Excomungado!

 Você já ouviu esta expressão? Segundo o dicionário, é: - “Que ou aquele que sofreu excomunhão. E, em sentido figurado: - Que foi estigmatizado como maldito; amaldiçoado.”

E, eu acrescentaria, “Termo que se origina da cultura católica, de uma interpretação errada de Mateus 18.15-22. Considero que é a palavra com maior poder de destruição humana! Eu me via aterrorizado sentindo as estruturas do mundo tremer quando ouvia um adulto taxar alguém com tal adjetivo!

 A bíblia diz: - Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano. Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu. Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.”

Os gentios e publicanos viviam numa mesma comunidade. O estrangeiro devia ser bem recebido pelos judeus, estes, que são os gentios, tinham até um lugar reservado no templo. Já, os publicanos, eram odiados porque prestavam serviço aos invasores (os romanos) como os cobradores de impostos, por exemplo, apesar de que, também dividiam os mesmos espaços na comunidade! Por esta razão, ser considerado gentio e publicano não é o mesmo que presentear o irmão faltoso com um ‘passaporte para o inferno’! O pecador impenitente, deve continuar entre os irmãos, embora deva ser visto com indiferença, não mais participando dos privilégios da congregação, como por exemplo, participar da Santa Comunhão, ou Santa Ceia, serviços de sepultamento e outros. Então, tal tratamento diferenciado visa a que ele se dê conta da sua real situação e volte à comunhão, entendendo a excomunhão como um último recurso, ou, gesto de amor para com ele. Uma vez que este é o caráter de Deus. Pois, “Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis, ó casa de Israel? Ezequiel 33.11

 Esta, aliás, deve ser a mais difícil das doutrinas a ser administrada por qualquer igreja dita cristã! Pelo que sei, graças às Redes Sociais, as Testemunhas de Jeuvá tem um entendimento igual à igreja Católica medieval. Pesquise os vídeos dos “Desassociados” (excomungados) postados por muitos daqueles que deixaram aquela igreja. Vale a pena!

 Deste angu todo, a minha mãe é que estava certa: - “Deus escreve certo por linhas tortas,” dizia ela. Uma vez que estar na excomunhão ou na descrença é a mesma coisa! Certamente, haveremos de comprovar isto se chegarmos na eternidade sem o perdão dos nossos pecados! E, o profeta quer saber - Por que morrereis ó casa de Israel? Porém, Jesus confirma: - Quem crer em mim, ainda que morra, viverá. João 11.25. Ele não diz: - Quem pertencer à esta ou àquela religião! Importante também: Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles! Eu e você estamos reunidos em nome de Cristo, não é verdade? Então, que nunca esqueçamos do seu amor por nós! Será que eu amaria alguém a ponto de dar a própria vida? Não sei! E você? No entanto, lemos em João 3.16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Por crer nisto, estou certo que não serei excomungado da bem aventurada comunhão do meu Amado Senhor e Salvador nas regiões celestiais!

 Quando José pensava em abandonar Maria, sua futura esposa, por se encontrar grávida, um anjo do Senhor veio à ele, em sonho, e lhe explicou a missão de Jesus: - Ela, disse o anjo, dará a luz a um menino a quem darás o nome de Jesus, e ele vem salvar o seu povo dos pecados deles! Mateus 1.21

É neste povo, que por graça imerecida, espero ser achado!

Paz seja contigo!                                                  

 

                                                                                                                           Ildo Borges Fernandes

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Ordem

Cristandade

Adeus às ilusões