A FÉ, segundo Lutero

 

A fé, segundo Lutero

 

O que é fé? O que você responderia, se alguém lhe perguntasse?

Já reparaste naquelas miniaturas de igrejas ao lado da rodovia, quando se viaja para certos lugares do interior. O que significa aquilo? Demonstração de fé de alguém? Pode ser.

‘Fé pública.’ Expressão que aparece em certos tipos de documentos, sugerindo que devemos dar crédito por ser verdadeiro.

Se fôssemos nos aprofundar no assunto, deveríamos concluir que para tudo precisamos de fé, como haveríamos de consumir o pãozinho quente que compramos na padaria da esquina, se não acreditássemos que ele está em condições de ser consumido! Ou, usufruir de qualquer outra coisa que compramos?

Para o dicionário: confiança absoluta (em alguém ou em algo); crédito. "um homem digno de fé"

Eu, no entanto, diria, fé é aquilo que acreditamos ser verdade, algo revelado por Deus, em sua santa palavra, a escritura sagrada.

Todo o capítulo 11 de Hebreus, é dedicado à fé daqueles que viveram e morreram acreditando nas promessas de um reino superior, de paz e descanso eterno. Logo no início diz:“... Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Hebreus 11.1

 
“Fé, diz Lutero, não é a ilusão e o sonho humano que muitos acham que é. E quando vêem que não acontece uma melhoria de vida nem boas obras e ainda assim muito ouvem e falam da fé, caem no erro de dizer que a fé não é suficiente, que seria preciso fazer obras, se é que se quer ficar justo e salvo. A conseqüência disso é que, ao ouvirem o evangelho, agem precipitadamente e, por esforço próprio, criam um pensamento no coração, que diz: "Eu creio". Isso eles então consideram uma fé como deve ser. Mas assim como isso não passa de inspiração e pensamento humano, que jamais atinge o fundo do coração, também nada ocasiona, tampouco se segue uma melhoria.

Fé verdadeira, entretanto, é uma obra divina em nós, que nos, modifica e faz renascer de Deus (Jo 1.13), além de matar o velho Adão, transformando-nos em pessoas bem diferentes de coração, sentimento, mentalidade e todas as forças, trazendo consigo o Espírito Santo. Ah, há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas obras a fazer, e sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar. Quem, porém, não realiza tais obras, é pessoa sem fé, que anda às apalpadelas à procura da fé e de boas obras e nem sabe o que é fé nem boas obras, e ainda fica falando muito e conversando fiado sobre as mesmas.

"Fé" é uma confiança muito viva, inabalável na graça de Deus, tão certa de si que ela não se importaria de morrer mil vezes. E semelhante confiança e reconhecimento de graça divina dá alegria, persistência e agrado ante Deus e todas as criaturas, o que é ocasionado pelo Espírito da fé. Por isso, sem coação, ela se dispõe voluntariamente a fazer o bem a todo mundo, a servir a todo mundo, sofrer tudo, por amor e em louvor a Deus que lhe demonstrou tamanha graça, de sorte que é impossível separar as obras da fé, tão impossível como separar a luz do fogo. Tome cautela, portanto, contra as suas próprias idéias falsas e contra conversadores inúteis, que querem ser sabidos ao julgar sobre a fé e as boas obras e, na verdade; são os maiores ignorantes. Peço a Deus que crie fé em você, senão há de ficar eternamente sem fé. Você, por sua parte, invente e faça o que quiser ou puder."Justiça", então, é essa fé, e significa justiça de Deus, ou que vale perante Deus, uma vez que ela é dádiva que Deus concede e que dá à pessoa a disposição de dar a cada um o que lhe é devido. Pois, através da fé, a pessoa se torna sem pecado e ganha vontade de cumprir os mandamentos de Deus, com o que ele dá gloria a Deus e lhe paga o que lhe é devido. E às outras pessoas ela serve de bom grado onde puder, e com isso também paga a cada um. Uma justiça desta espécie nem a natureza, nem a livre vontade e nossas forças conseguem produzir; pois da mesma forma como ninguém consegue dar a fé a si mesmo, também não se pode eliminar a falta de fé. Como se haveria de tirar o menor pecado que fosse? Por esta razão tudo é falso, é hipocrisia e pecado o que acontece fora da fé ou em falta de fé (Rm 14.23) por maior brilho que apresente.”

 

Sobre a palavra de Deus disse: “A Palavra, bem que subsiste sem a igreja, mas a igreja não subsiste sem a palavra!”

 

A paz, se possível, a verdade, a qualquer custo!

                                                                                                                       Ildo Borges Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Ordem

Cristandade

Adeus às ilusões